Logo
BCI implanta 1ª Agência Bancária em Mabote

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou na tarde de 7 de Julho último, a 1ª Agência Bancária de Mabote, distrito rural situado a norte da Província de Inhambane, no âmbito do programa “Um distrito, Um Banco”. A inauguração desta nova Unidade de Negócio do BCI aconteceu no quadro da visita presidencial efectuada àquela província.

“Primeiro queremos agradecer o facto de o BCI ter mais uma vez entendido a nossa missão de Governação” – começou por dizer Filipe Nyusi, reconhecendo, noutro desenvolvimento, o desafio colocado pelo Governo: “Quando em Maxixe decidimos lançar o programa ‘Um Distrito, Um Banco’, durante os 5 anos da nossa governação, fizemo-lo conscientes de que não era uma tarefa fácil, porque estávamos a apostar numa área em que o sector privado é o executor”. “Temos estado ao longo dos anos a ver que a nossa banca comercial e em particular o BCI tem sido o grande parceiro do Governo não só na abertura de infra-estruturas da banca na zona rural ou mesmo na zona urbana, mas mesmo na mobilização de investimentos ou na gestão de investimentos realizados em Moçambique” – afirmou Nyusi e prosseguiu: “Ao banco encorajamos a continuar. O caminho é longo […]Queremos, através de vós também, apelar a todos os outros bancos para que possam estar claros que só se desenvolve um país fazendo”. Mais adiante, o Presidente da República instou a população a fazer um uso adequado do empreendimento: “Queremos apelar à população a saber usar, a saber trazer o dinheiro […] Tragam aqui porque é este o vosso sítio mais seguro. É aqui onde os vossos filhos, irmãos, tios, podem trazer dinheiro para vocês buscarem. É daqui que vão mandar as vossas poupanças, para os vossos familiares. É aqui que hão-de saber cuidar da vossa própria finança”.

Num evento acolhido com muita euforia pela população, o Presidente da Comissão Executiva (PCE) do BCI, Paulo Sousa, foi o primeiro a intervir, tendo salientado que “a decisão da abertura de mais esta Unidade de Negócio do BCI, por coincidência nesta província de Inhambane, onde Vossa Excelência, Senhor Presidente da República, lançou a semente do projecto ‘Um Distrito, Um Banco’, […] vem dar corpo a este importante empreendimento para o país, que se tornou também um desafio ao qual prontamente o BCI respondeu”; e reiterou a missão do BCI: “Contribuir Activamente para o Desenvolvimento Económico e Social de Moçambique criando valor para os nossos Clientes, Accionistas, Colaboradores, Parceiros e Comunidade em geral, de modo socialmente responsável e sustentável”.

Refira-se que, com esta inauguração, a Rede Comercial do BCI passou a contar, na província de Inhambane, com 12 unidades de negócio, sendo uma na cidade de Inhambane, um Centro BCI Exclusivo na Maxixe, e também Agências Universais em Maxixe, Tofo, Vilanculos, Massinga, Inhassoro, Quissico, Inharrime, Morrumbene, Cumbana e a nova agência de Mabote.

Maputo, aos 12 de Julho de 2017