Logo
BCI apoia Feira Internacional do Livro de Maputo

Arrancou na manhã desta quinta-feira, dia 6 de Outubro, no Jardim Tunduru, na cidade de Maputo, a 2ª Edição da Feira Internacional do Livro de Maputo.

Para o Ministro de Educação e do Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, que orientou o acto de abertura, “esta Feira é sem dúvidas o maior espaço de exposição literária do nosso país, assumindo também a nobre missão de popularização do conhecimento que é um factor importantíssimo na educação” – salientou, acrescentando que “o livro, para além do conhecimento proporciona-nos, nesta feira, a oportunidade rara de interacção com amigos, com parceiros do mundo, com especial destaque para os escritores e tradutores de Angola, Portugal, Brasil, Espanha e França”.

O Presidente do Conselho Municipal de Maputo (CMM), na qualidade de patrono do evento, atribuiu a esta feira “uma grande importância como contributo para um longo e permanente processo de formação humana em todas as suas vertentes”. Mais adiante sublinhou que “actividades desta natureza são uma ferramenta valiosa pois proporcionam momentos de intercâmbio e de reflexão que poderão ser importantes para os professores, educadores, estudantes e para o cidadão em geral”.

Já para o Director de Marketing do BCI, Rogério Lam, em representação do Banco, “Várias são as iniciativas que o BCI desenvolve na esfera cultural, no quadro da sua política de Responsabilidade Social, e que ao longo da sua existência se têm notabilizado, entre outros, através do apoio a instituições públicas e privadas, e do desenvolvimento de acções colectivas e individuais que promovem os valores mais nobres da moçambicanidade” – referiu e prosseguiu: “a instituição do Prémio BCI de Literatura que este ano vai na sua 5ª Edição, e que já é uma referência no panorama nacional das Letras, assim como o apoio na edição de livros de autores moçambicanos é um desses exemplos práticos, que mostram que ser parceiro desta Feira Internacional do Livro não é obra do acaso”. “Temos aqui nesta feira presentes em exposição dezenas de livros cuja edição foi patrocinada pelo BCI” – finalizou.

Refira-se que esta feira que decorre, sob lema "Livro: o Espelho da Vida", até ao dia 8 de Outubro, é organizada pelo CMM, em parceria com o BCI, com Centros Culturais e com as Embaixadas do Brasil, Espanha, França, Itália, Portugal, e a British Council.

Maputo, aos 06 de Outubro de 2016